terça-feira, 30 de abril de 2013

PERFIL DA MODERADORA - MARIUCHA

Sou Psicóloga, Analista Comportamental, Coach Pessoal e Profissional.

Decidi criar esse blog para compartilhar com vocês um pouco de assuntos diversos, e quem sabe chegar a um equilíbrio, certo?
Convido a todos a me darem sugestões de temas, pois dessa maneira o blog além de ter um pouquinho de mim, também tem de vocês.

A página no facebook é https://www.facebook.com/SaudeEquilibrioEBemEstar ou www.facebook.com/PsicologaMariuchaAndrade

Meu perfil profissional no LinkedIn. Faça parte da minha rede e visite meu perfil. http://lnkd.in/Sis-Ny

Qualquer Dúvida ou opinião, deixe um recado aqui no blog que eu prometo que assim que puder eu respondo!

Meus contatos:

Local: Av. Maria Teresa, 260 - Plaza Office (fica em frente ao Extra, no prédio comercial novo) - Telefone: 21 96819-6889. — Campo Grande - RJ.

O telefone foi modificado definitivamente de 78176337 para 21 96819-6889.

Obrigada pela atenção!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Escritora Holandesa falando sobre o Brasil!

Confira o que a escritora holandesa escreveu sobre o Brasil...
E nós aqui, brasileiros, só sabemos falar mal do país, mas lá fora é outra história...


"Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos...

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:
  1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!"


quinta-feira, 11 de abril de 2013

COMO ENCONTRAR A FELICIDADE NAS COISAS SIMPLES DA VIDA!

Como encontrar felicidade nas coisas simples da vida
Algumas pessoas acham que felicidade depende dos bens materiais que se tem e não dos bens que o dinheiro não pode comprar como amor, família, filhos, fé. Eu costumo dizer que dinheiro traz conforto e luxo, mas nem sempre isso demonstra ou de fato é felicidade real. Em alguns casos é possível ver que nem mesmo o dinheiro pode trazer saúde, paz de espírito e alegria desmaterializada.

Como ser feliz? A felicidade é uma condição que independe de dinheiro, você pode ter uma vida simples e ser feliz de várias formas:



• Agradecer. Você deve agradecer, em primeiro lugar, pelas coisas que possui, sendo poucas ou muitas, saiba agradecer por tudo, pelo alimento posto à mesa, pela saúde, pelo trabalho, pela família que possui e por todas as coisas que lhe são importantes. Esse agradecimento pode ser feito em suas orações e conversas com o Pai Celestial.

• Valorizar. Valorizar e preservar suas conquistas são outro modo de ser feliz, desde o tratamento que dá às pessoas que convivem com você até o que possui. Saber valorizar os momentos em família, aproveitando essas ocasiões para fortalecer os laços, para demonstrar mais amor ao seu cônjuge, para dar bons ensinamentos aos seus filhos, para passar mais tempo com eles, entre outros, é um bom modo de ser feliz.

• Saber perdoar. O perdão é uma força renovadora e que limpa a alma. Saber perdoar feridas e mágoas faz parte do processo de desenvolvimento da felicidade. É preciso esquecer as dores e seguir em frente, sem fomentar más recordações e dissabores que em alguma época tenham ocorrido. É aguçar os ouvidos para as boas melodias e afastar-se do que te faz mal, usar o perdão para livrar-se do peso, isso inclui perdoar ao próximo e também perdoar a si mesmo.

• Ter bons amigos. Cultivar amizades é sempre bom. Você pode sempre ampliar sua rede de amigos, mas observe o estilo de vida de cada um, se realmente tem benefícios a serem compartilhados com você.

• Ajudar ao próximo. Outra forma de ser feliz é fazer mais pelo outro, ajudar de alguma forma com um abraço, um conselho, um telefonema, sendo solidário e sensível às dificuldades do outro, prestando serviço voluntário. É muito bom ver um sorriso num rosto tão sofrido e pensar: "Eu poderia estar no lugar dele", e ajudar sem ver isso como uma obrigação e, sim, com um desejo puro de levar conforto ao próximo. Isso é amar o próximo, e não precisamos esperar uma catástrofe acontecer para fazer algo diferente. Existem muitas pessoas precisando de apoio, às vezes, apenas de atenção, de serem ouvidas e reconhecidas pelo valor interior que possuem.

Pensar mais no próximo, interessar-se em descobrir o que deixa o outro mais feliz e fazer mais por essa felicidade (isso inclui casamentos e relacionamentos) é pensar no conforto e bem-estar do outro, porque para ser feliz é preciso espalhar felicidade.

• Ser feliz não alimentando a raiva. É comum vermos famílias e grupos inteiros de trabalho estressados ao ponto de não se suportarem, isso de fato não é bom. Se você tiver uma atitude mais otimista e positiva em relação ao outro, sua maneira de pensar e agir podem mudar, trazendo mais tranquilidade a sua vida.

• Adoção de atividades salutares. Você pode sentir-se facilmente bem com atitudes de preservação e melhoria da saúde que podem ser feitas sem gastar R$ 1,00. Você pode jogar bola com amigos ou filhos, caminhar com a esposa, passear com os cachorros, dançar em casa, brincar em família, montar um time de basquete, existem tantas formas de ser feliz de forma justa e equilibrada.

• Rindo mais. Você pode ter milhões de problemas, mas eu tenho também, seu vizinho tem também, até aquele bilionário tem! Os problemas fazem parte da vida e servem para nos deixar mais fortes! O que muda, sabe o que é? É como você reage ao problema, como você visualiza e trabalha para a solução dele. Chorar não vai resolver mesmo, pode ajudar a colocar para fora os sentimentos de medo e angústia, mas resolver não vai. Você conseguirá resolver de forma positiva e confiante e, claro, pedindo ao Senhor orientação para saber como resolver. Olhe, funciona mesmo, viu!

Uma nobre senhora uma vez disse a respeito dos problemas: "A única maneira de enfrentar a vida é rindo. Pode-se rir ou chorar diante dos problemas. Eu prefiro rir. Chorar me dá dor de cabeça.” (Marjorie Pay Hinckley)

• Respeitar e amar. Para ser feliz é preciso respeitar e amar a individualidade de cada pessoa, respeitar seus gostos ainda que não concorde com eles, é preciso amar mais, fazer mais. O amor constrói pontes onde é impossível passar sem ele, esse sentimento de palavra curta pode ampliar emoções e trazer grande alegria e bem-estar para o coração.

• Faça o melhor que puder. Não se acomode, não se limite, faça o melhor que puder, contribua para o mundo de forma positiva e edificante, dê bons exemplos, muitas vezes nem é preciso verbalizar, mas as ações mostram tudo.

Um carinho, um afago, uma mensagem, um poema, um abraço, um cartão numa tarde com uma canção.

Você pode criar e inventar meios de demonstrar a sua felicidade e contagiar as pessoas com ela. Basta querer ser feliz com as coisas simples da vida!

Se faltar dinheiro para comprar rosas, peça licença ao jardim do vizinho e retire uma flor. Venha colorir sua vida com cores que não desbotam e perfumá-la com uma essência que não acaba.


quarta-feira, 10 de abril de 2013

TUBERCULOSE


TOSSE POR MAIS DE TRÊS SEMANAS É SINAL DE ALERTA!!

- A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).

Como se previne a tuberculose?
- Evite ambientes fechados e mal ventilados, pois favorecem a transmissão da doença. A vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por essa vacina.

Como se trata a tuberculose?
- Após o diagnóstico na unidade de saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período de seis meses, diariamente e se3m nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura por meio de exames.

Como se pega a tuberculose?
- A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas.

Como se sabe se alguém está com tuberculose?
- Se você está com tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ser tuberculose.

Onde procurar atendimento?
- Procure uma unidade de saúde o mais rápido possível.

NÃO ESQUEÇA:

-Tosse por mais de 03 semanas, com ou sem catarro, pode ser tuberculose;

- A tuberculose tem cura, desde que tratada adequadamente e por um período mínimo de 06 meses;

-O tratamento NÃO deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas;

- Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não.


QUANTO ANTES VOCÊ TRATAR, MAIS FÁCIL CURAR.
PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE!

SE CUIDE E CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA!

Para saber mais, ligue 136, procure a unidade de saúde mais próxima ou uma Equipe de Saúde da Família.

Fonte: Ministério da Saúde – Governo Federal

ÓTIMA MENSAGEM DO PEDRO BIAL!


Ótimas palavras, por Pedro Bial:

Você combina de jantar com a namorada(o), faz planos pra semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no carro e no meio da tarde morre.

Como assim?
E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente?
A troco de quê?

Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente. Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de dúvidas quanto à profissão escolhida, mas era hora de decidir, então decidiu. E de uma hora pra outra, tudo isso termina, numa artéria entupida, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis...
Qual é? Morrer é um chiste. Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida.

Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal...

Os outros vão ser obrigados a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira. Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu.

Que pegadinha hein! você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer.

Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem-vindo!
Já não há mesmo muito a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas!

Mas Ok, chegou a hora de descansar em paz.
Mas e antes de viver tudo? Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas. Morrer é um exagero. E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas. Só que esta não tem graça nenhuma!

Por isso amigos, vivam tudo que há para viver. Não se apeguem as coisas pequenas e inúteis da Vida...
Perdoem. Amem. Sempre! Vivam!

terça-feira, 2 de abril de 2013

02 de Abril - DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO!


O que é o autismo?
O autismo é uma síndrome comportamental que causa comprometimentos no relacionamento e interação com outras pessoas, na linguagem e apresenta comportamentos restritos e repetitivos.

Por que é importante saber reconhecer os sinais e sintomas precoces do autismo?
É fundamental que pessoas que trabalham e convivem com crianças saibam identificar sinais ou sintomas típicos de autismo em bebês ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças com autismo apresentam sinais da doença ao nascer.
Uma vez identificado que o processo de desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista (pediatrapsiquiatra infantilneurologista infantil) para que o diagnóstico seja feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.
O diagnóstico precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.

ABC.MED.BR, 2011. Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/172307/autismo-como-reconhecer-os-sintomas-precoces.htm>. Acesso em: 2 abr. 2013.


Matéria anterior sobre o autismo com um vídeo de conscientização da Turma da Mônicahttp://equilibrioemais.blogspot.com.br/2013/02/tuma-da-monica-autismo-conscientizacao.html