domingo, 10 de janeiro de 2016

ANSIEDADE

ANSIEDADE

A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.

A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga.

A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais e auto-limitadas. Os estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade são patológicas e requerem tratamento específico. Os animais também experimentam ansiedade. Neles a ansiedade prepara para fuga ou para a luta, pois estes são os meios de se preservarem.

A ansiedade é normal para o bebê que se sente ameaçado se for separado de sua mãe, para a criança que se sente desprotegida e desamparada longe de seus pais, para o adolescente no primeiro encontro com sua pretendente, para o adulto quando contempla a velhice e a morte, e para qualquer pessoa que enfrente uma doença. A tensão oriunda do estado de ansiedade pode gerar comportamento agressivo sem com isso se tratar de uma ansiedade patológica. A ansiedade é um acompanhamento normal do crescimento, da mudança, de experiência de algo novo e nunca tentado, e do encontro da nossa própria identidade e do significado da vida. A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração proporcionalmente à situação precipitante. Ao invés de contribuir com o enfrentamento do objeto de origem da ansiedade, atrapalha, dificulta ou impossibilita a adaptação.



Fonte: Filmes, livro e Psicologia.



quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

OS LENÇÓIS DO VIZINHO - REFLEXÃO

Momento de Reflexão

Um casal mudou-se para um novo bairro. Na manhã do dia seguinte, enquanto tomavam café da manhã, a mulher olhou pela janela e viu sua vizinha estendendo roupas. Imediatamente ela comentou com o marido:

- Veja que porca é essa nova vizinha! Como tem coragem de pendurar no varal as roupas mal lavadas... Tá tudo amarelo! Eu, hein? Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
- Sai da janela mulher, vem almoçar...

Alguns dias depois, novamente durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:
- Olha lá a coitada... Acho que não tem sabão na casa dela. nunca vi uma roupa branca estendida neste varal.
- Sai da janela mulher, vem almoçar...

E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal:
- Nunca vi tanta porcaria. Acho que nem roupa branca ela tem, só vejo amarelas... kkkkk

Passado um tempo a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:
- Veja! A mulher até que enfim criou vergonha na cara! ela aprendeu a lavar as roupas, Será que outra vizinha ensinou??? Porque eu não fiz nada... Pode isso, marido?

O marido calmamente respondeu:
- Pode sim. O que não pode é, até agora, você não ter percebido que o problema não estava lá e sim na nossa casa. Hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!

Moral da história:
Assim é a vida: aquilo que vemos quando olhamos os outros depende de quão limpas estejam as janelas através das quais olhamos. Antes de criticar e buscar algo no outro para julgar, quem sabe não seja melhor perguntar se não estamos prontos para um novo olhar. Limpe sua vidraça ou simplesmente, abra a sua janela!


                                           Fonte: Estudantes da Bíblia

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A QUANTAS ANDA SUA EVOLUÇÃO DE ANO NOVO?


E você? Já saiu do lugar? Tomou a atitude que há tempos vem adiando?
Qual a importância que você tem dado para seus projetos? Você tem se esforçado ou focado para que tudo dê certo ou saia como imaginou?
Não adianta ficar reclamando que nada acontece com você sentado em casa no sofá!

Vamos? Levante! Balance essa vida!

A terapia pode ser um começo para essa força ter realmente força! 

Mariucha Andrade
Psicóloga 
Coach Pessoal 
Analista Comportamental 
psicologamariucha.blogspot.com 
Campo Grande - RJ 
21 96819-6889

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O DIA DO GRANDE INÍCIO!

Acredito que hoje foi um dia de verdadeiro recomeço para muitos, já que se trata de uma segunda feira em um início de ano.

Que seja um dia para uma boa meditação acerca de si mesmo, de velhos e possivelmente novos hábitos, de promoções de mudanças ou também, da aceitação de si mesmo... o importante é acreditar que sempre haverá um caminho a seguir e que você, apesar das pedras, aprendeu e aprende a cada dia sentidos diferentes da vida.

Ainda não conseguiu saber como começar a nova fase? Descomplique! A terapia pode ajudar!

Desejo a todos um excelente início de ano ou de nova fase de vida!


Mariucha Andrade
Psicóloga
Coach Pessoal
Analista Comportamental
psicologamariucha.blogspot.com
21 96819-6889
End.: Av. Maria Teresa, 260 - Campo Grande - RJ.